current time

sábado, 25 de Março, 2017 - 16h43

website utilities

Bahia faz 3 a 0 no Flamengo e assume vice-liderança

(reprodução YouTube)

(reprodução YouTube)

Em uma Arena Fonte Nova com bom público, o Bahia bateu o Flamengo por 3 a 0 e chegou à vice-liderança do Campeonato Brasileiro, com 19 pontos, atrás apenas do Coritiba, que atingiu 20. Já o Flamengo permaneceu com 10 pontos e voltou à zona de rebaixamento, na 17ª posição.

O time carioca começou melhor a movimentada partida, pressionando a saída de bola do Bahia e tentando controlar o jogo, mantendo a posse de bola, mas sem ameaçar o gol defendido por Marcelo Lomba. Já o Bahia apostava nos contra-ataques, também sem sucesso. Os lances de mais perigo surgiam de jogadas de bola parada - como a cabeçada de Fernandão, aos 11 minutos, após escanteio cobrado por Marquinhos Gabriel, que forçou Felipe a uma ótima defesa - ou de lances fortuitos.

Foi em um desses que nasceu o primeiro gol do Bahia. O volante Hélder chutou da intermediária, Felipe rebateu para frente e a bola encontrou Fernandão, que empurrou para a rede.

O gol do Bahia desestabilizou o Flamengo, que passou a errar muito em campo. O domínio da partida passou para o Bahia, que seguiu criando chances. Aos 38, cruzamento de Wallyson concluído com boa cabeçada de Fernandão exigiu nova grande defesa de Felipe.
 
Aos 46 minutos, os anfitriões chegaram ao segundo gol, em um lance polêmico. Marquinhos Gabriel cobrou falta pela direita, a bola passou por Fahel, em posição de impedimento, e forçou Felipe a mais uma boa defesa. No rebote, Wallyson emendou para o gol.
 
O auxiliar marcou impedimento de Fahel no primeiro lance, mas o árbitro Héber Roberto Lopes decidiu validar o gol mesmo assim. Os jogadores do Flamengo protestaram, Felipe recebeu cartão amarelo e, na saída de jogo, Lopes encerrou o primeiro tempo.

O Flamengo voltou para o segundo tempo disposto a se recuperar. O técnico Mano Menezes lançou os meias Gabriel e Fernando nos lugares de Paulinho e Carlos Eduardo, na esperança de ter mais velocidade nas jogadas, e o time voltou do intervalo tentando pressionar.

Mais aberto, porém, o time carioca ficou exposto aos contra-ataques do Bahia. Em um deles, logo aos 6 minutos, Marquinhos lançou Wallyson, que entrou na área em velocidade e chutou cruzado, para mais uma boa defesa de Felipe.

O Bahia ainda teve um gol anulado aos 18 minutos: após cobrança de falta de Marquinhos, a bola entrou direto, mas a arbitragem considerou que Rafael Donato, que estava em posição irregular e tentou cabecear a bola, participou do lance. Pouco depois, aos 24, o Flamengo teve boa chance de diminuir. O atacante Marcelo Moreno aproveitou uma sobra de bola, na entrada da área, e chutou forte. Marcelo Lomba defendeu e a bola ainda bateu no pé da trave esquerda do goleiro.

A noite, porém, era do Bahia, que ampliou aos 31 minutos. O lateral Raul chegou à linha de fundo pela esquerda e cruzou. A zaga rebateu e a bola sobrou livre para Marquinhos Gabriel, que finalizou de primeira, sem chance para Felipe. O gol tirou o ímpeto do Flamengo - e ao Bahia, restou administrar a vantagem, aos gritos de "olé" da torcida.

Na próxima rodada, o time carioca recebe o Atlético-MG, no domingo, em jogo marcado para o Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Já o Bahia folga no fim de semana - a partida válida pela 11ª rodada, contra o São Paulo, foi disputada no dia 10 de julho, com a vitória da equipe baiana por 2 a 1, no Morumbi.

FICHA TÉCNICA:

BAHIA 3 X 0 FLAMENGO

BAHIA - Marcelo Lomba; Madson, Titi, Rafael Donato e Raul; Fahel (Diones), Rafael Miranda, Hélder e Marquinhos Gabriel; Wallyson (Anderson Talisca) e Fernandão (Souza). Técnico - Cristóvão Borges.

FLAMENGO - Felipe; Léo Moura, Wallace, Gonzáles e João Paulo; Luiz Antonio, Elias, Paulinho (Gabriel), Carlos Eduardo (Fernando) e Adryan (Bruninho); Marcelo Moreno. Técnico - Mano Menezes.

GOLS - Fernandão, aos 28, e Wallyson, aos 46 minutos do primeiro tempo; Marquinhos Gabriel, aos 31 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Héber Roberto Lopes (PR).
CARTÃO AMARELO - Felipe.
RENDA - R$ 1.131.520.
PÚBLICO - 26.036 pagantes.
LOCAL - Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).

GOLS E MELHORES MOMENTOS DO BAHIA 3 X 0 FLAMENGO: