current time

sábado, 25 de Março, 2017 - 22h34

website utilities

Ciência e Tecnologia

Cientistas criam mapa corporal das emoções

Uma equipe de pesquisadores finlandeses criou o que pode ser o primeiro mapa a apontar em que lugar do corpo as emoções humanas se manifestam.

Os cientistas da Universidade de Aalto comprovaram que cada emoção desperta reações em diferentes áreas e que isto acontece independentemente do fato de as pessoas terem culturas diferentes.

Pauta da Câmara continua trancada até votação do Marco Civil da Internet

Até a votação da proposta do Marco Civil da Internet, a pauta da Câmara dos Deputados continuará trancada. O projeto, que tramita em urgência constitucional, ainda não foi votado por falta de acordo sobre pontos polêmicos do texto. O Marco Civil da Internet passou a trancar a votação de outras propostas desde o dia 28 de outubro porque o prazo de apreciação em regime de urgência constitucional se esgotou.

Índia lança primeira missão a Marte

A Índia lançou hoje (5) com sucesso a primeira missão a Marte. O objetivo é se tornar o primeiro país da Ásia a alcançar o planeta. A partida ocorreu às 14h38 locais.

O lançamento do satélite que navegará na órbita do chamado Planeta Vermelho foi transmitido pelas televisões locais a partir do Centro Espacial Satish Dhawan, en Sriharikota, no estado de Andhra Pradesh.

Cientistas descobrem planeta semelhante à Terra

Cientistas apresentaram ontem, 30, o "retrato falado" do planeta mais parecido com a Terra já identificado fora do sistema solar. Chamado Kepler-78b, ele é apenas 20% maior e tem uma composição muito parecida com a terrestre, feita de ferro e rocha.

"É o mais próximo que já chegamos de um gêmeo da Terra. Só falta ser habitável", disse o astrônomo Jorge Melendez, do Instituto de Astronomia (IAG) da Universidade de São Paulo, que também trabalha com a busca por planetas extrassolares.

Exposição reúne museus de ciência para comemorar 30 anos da divulgação científica no Brasil

Uma exposição reuniu diferentes museus de ciência do Rio de Janeiro no encerramento do 2º Encontro Internacional de Divulgadores da Ciência, que comemorou os 30 anos da divulgação científica no Brasil. A mostra recebeu hoje (28) cerca de 400 visitantes no Museu Espaço Ciência Viva, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, para onde a Casa da Ciência, o Museu Nacional, o Museu da Vida, o Museu Itinerante de Neurociências e o Museu da Astronomia levaram atrações educativas.

Brasileiros disputam no Panamá a Olimpíada Ibero-Americana de Matemática

O Brasil disputará, a partir deste domingo (22), a 28ª Olimpíada Ibero–Americana de Matemática, no Panamá. A competição reunirá representantes de 22 países. O time brasileiro será formado por quatro estudantes que foram bem classificados na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Os representantes do país são Franco Matheus Severo (RJ), Rafael Kazuhiro Miyazaki (SP), Rodrigo Sanches Ângelo (SP) e Victor Reis (PE).

Arqueólogos descobrem no Peru peças do período pré-inca

Uma equipe de pesquisadores descobriu um complexo arqueológico em Chavín de Huántar, no Norte do Peru. No local, foram encontradas peças esculpidas em forma de cabeças, feitas em pedra, do período–pré-inca. A estimativa é que as obras de arte tenham mais de 2 mil anos.

O chefe do grupo de pesquisadores, o arqueólogo norte-americano, John Rick, destacou que as peças têm formato humano, mas são semelhantes também a alguns animais.

Descobertas provas de água em partículas minerais na Lua

A Nasa, agência espacial norte–americana, anunciou hoje (27) que foram encontradas provas da existência de água em partículas minerais da superfície da Lua e que esta provém de fontes desconhecidas situadas nas profundezas do satélite da Terra.

Professor da PUC de Campinas encontra fósseis de 270 milhões de anos

Pesquisadores da Faculdade de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas e da Unicamp descobriram fósseis de plantas e caules em sete regiões de São Paulo, com aproximadamente 270 milhões de anos. A descoberta é considerada inédita porque demonstra que a área, que é hoje do Brasil, é mais antiga do que se imaginava. Um dos artigos da tese foi recentemente aceito com modificações no periódico Review of Palaeobotany and Palynology.

Governo permite benefício fiscal a empresas de pesquisa

As empresas que atuam com pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da informação poderão pedir ao governo habilitação provisória para obtenção dos benefícios fiscais da Lei de Informática. A permissão está em decreto publicado nesta quinta-feira, 15, no Diário Oficial da União (DOU), que modifica as regras de habilitação das empresas a esses incentivos.

Pela regulamentação, as empresas habilitadas, em caráter definitivo ou provisório, podem pleitear isenção ou redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para bens de informática e automação.

DNA felino ajuda a condenar assassino no Reino Unido

Uma universidade britânica informou nesta quarta-feira que um banco de dados com DNA de felinos ajudou a condenar um homem por homicídio. "Esta é a primeira vez que o DNA de um gato é usado num julgamento criminal no país", disse Jon Wetton, da Universidade de Leicester. "Isso pode ser muito bom para a ciência forense, já que 10 milhões de gatos no Reino Unido deixam seus pelos em roupas e móveis de mais de um quarto das famílias do país."

Páginas