current time

sábado, 25 de Março, 2017 - 06h43

website utilities

Consumo de energia em outubro tem maior patamar do ano

Foto: Andre Mouraux / Flickr

Foto: Andre Mouraux / Flickr

O consumo de energia na rede elétrica nacional atingiu em outubro o maior patamar do ano, totalizando 39.442 gigawatts-hora (GWh), segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 29, pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O volume consumido cresceu 4,3% frente a outubro do ano passado. No ano, a taxa acumulada cresceu 3,3%.

A maior contribuição para o aumento do consumo veio do consumidores residenciais, com alta de 7,6% em outubro contra igual período do ano passado. O consumo do comércio subiu 7,3%. Juntos os dois segmentos responderam por 75% expansão do consumo de energia no mês de outubro e quase 80% do aumento no ano.

Os dados da EPE mostram que o consumo de energia da indústria voltou a crescer depois de nove meses, chegando a 1,4% a mais na comparação com outubro de 2012.

"O comportamento do consumo de energia em outubro se contrapõe às retrações que vêm ocorrendo há alguns meses. No acumulado do ano, a evolução em relação ao mesmo período de 2012 mantém-se em 0,2%, a mesma do ano passado (ver gráfico). Em 12 meses ainda é ligeiramente negativa em 0,1%", informa o relatório da EPE.