Gleisi Hoffmann: notícias, fotos e perfil

Biografia de Gleisi Hoffmann

Gleisi Hoffmann é uma advogada e política brasileira, atual ministra-chefe da Casa Civil do Brasil. Sua experiência profissional concentra-se na gestão pública e na vida política.

De origem alemã, Gleisi recebeu o nome em referência a Grace Kelly. Recebeu educação básica no colégio Nossa Senhora Esperança, administrado pelas irmãs bernardinas, onde permaneceu até a oitava série. Em seguida, integrou o Colégio Medianeira, de formação jesuítica. Durante a adolescência, pensou em seguir a vida como freira no Rio Grande do Sul, mas foi impedida pelo pai.

Antes de ingressar na universidade, Gleisi Hoffmann cursou Eletrotécnica no Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná. Em 1987 iniciou a graduação em direito da Faculdade de Direito de Curitiba e, em seguida, obteve especialização em Gestão de Organizações Públicas e Administração Financeira.

Em 1983 Hoffmann teve o PC do B como o primeiro partido político, herança do seu período no movimento estudantil. Integrante do PT desde 1989, foi, em 1999, secretária de Reestruturação Administrativa, no Mato Grosso do Sul. Foi secretária de Gestão Pública no município de Londrina, no Paraná, e integrou, em 2002, a equipe de transição de governo do Presidente Lula, ao lado da então Ministra Dilma Rousseff. Tornou-se presidente do PT no Paraná e, em 2008, candidatou-se à prefeitura de sua cidade natal, Curitiba, mas obteve o segundo lugar com 18,17% do votos.

Em 2010, Gleisi Hoffmann tornou-se a primeira mulher eleita para ocupar uma vaga no Senado pelo Paraná, com mais de três milhões de votos.

Com o pedido de demissão de Antonio Palocci em 2011, a Presidenta Dilma Rousseff convidou-a a assumir a chefia da Casa Civil da Presidência da República.

Gleisi Hoffmann foi casada com com o jornalista Neilor Toscan. Atualmente é casada com o Ministro das Comunicações do Brasil, Paulo Bernardo. O casal tem dois filhos, João Augusto e Gabriela Sofia.

Nascimento: Gleisi Helena Hoffmann, 6 de setembro de 1965, Curitiba, Brasil
Pseudônimos: Gleisi Hoffmann
Idade: 48 anos
Ocupação: Advogada
Partido: PT - Partido dos Trabalhadores
Páginas de Gleisi Hoffmann:
facebook | twitter | blog | wikipedia