current time

sábado, 25 de Março, 2017 - 22h28

website utilities

Madonna é a mais bem paga do mundo da música

Foto: Sandro Caldas / Flickr

Foto: Sandro Caldas / Flickr

O braço de ferro pode seguir firme no campo artístico, mas no que toca aos rendimentos o ranking da revista Forbes não deixa dúvidas: Madonna ganha bem mais do que Lady Gaga, pelo menos no último ano. Bon Jovi, Toby Keith e Coldplay completam o top 5 dos que mais faturaram em 2013.

A lista dos mais bem pagos da indústria musical é publicada anualmente pela Forbes (assim como muitas outras). Depois de em agosto ter anunciado as celebridades com mais rendimentos entre junho de 2012 e junho de 2013 (onde Madonna também liderava), a publicação afunila o espectro e passa apenas ao campo da música.

A Rainha do Pop, de 55 anos, continua a acumular fortuna. Os 125 milhões de dólares (R$ 280 milhões) fizeram-se do lucro da tour mundial "MDNA" (que no total faturou 305 milhões de dólares), além de merchandising nos concertos, a linha de roupa "Material Girl" e a marca de perfumes "Truth or Dare". 

Lady Gaga, de 27 anos, ocupa o segundo lugar com os seus "modestos" rendimentos de 80 milhões de dólares (R$ 180 milhões), acumulados durante a tour "Born This Way", que foi cancelada devido a uma lesão na anca.

O top 5 fica completo com a banda Bon Jovi (79 milhões de dólares), o músico country Toby Keith (65 milhões de dólares) e os britânicos Coldplay (64 milhões de dólares). Seguem-se os jovens Justin Bieber e Taylor Swift, o veterano Elton John, a "Queen Bee" Beyoncé e o cantor country Kenny Chesney.

No ano passado, a lista dos 25 mais bem pagos na área musical era liderada pelo artista de hip-hop Dr Dre e, em 2011, pelos U2 - ambos fora do top 10 deste ano.

O ranking é feito através de dados fornecidos pelas empresas Pollstar, RIAA, Nielsen SoundScan e de informações dadas por agentes, advogados e artistas, contabilizando ainda os bilhetes dos concertos, direitos de autor, vendas de merchandise, publicidade e outras fontes de rendimento.

Top 10

1. Madonna - 125 milhões de dólares
2. Lady Gaga - 80 milhões de dólares
3. Bon Jovi - 79 milhões de dólares
4. Toby Keith - 65 milhões  de dólares
5. Coldplay - 64 milhões  de dólares
6. Justin Bieber - 58 milhões de dólares
7. Taylor Swift - 55 milhões de dólares
8. Elton John - 54 milhões de dólares
9. Beyoncé - 53 milhões de dólares
10. Kenny Chesney - 53 milhões de dólares