current time

sábado, 25 de Março, 2017 - 22h33

website utilities

Nova tecnologia faz "nascer" botões instantâneos em telas touchscreen

Todo mundo adora os touchscreens. Seja nos smartphones ou tablets, mover os itens da tela com a ponta dos dedos não poderia ser mais divertido. No entanto, nem tudo são flores. A principal queixa dos usuários é a falta de praticabilidade ao usar o teclado sensível ao toque para escrever uma mensagem. Afinal, quem nunca trocou letras ou palavras enquanto enviava uma SMS que atire a primeira pedra.

Mas estão sempre surgindo soluções para resolver as chatices do cotidiano do homem moderno. E neste caso, a empresa norte-americana Tactus Technology, desenvolveu um painel micro fluídico que é capaz de fazer “nascer” botões instantâneos em uma tela touchscreen. Assim, é possível criar um teclado QWERTY (os que são usados nos celulares da BlackBerry, por exemplo) completamente funcional e à prova de enganos.

Para funcionar, o painel da Tactus insere uma membrana micro fluídica com cerca de 1 milimetro de espessura sobre o LCD do aparelho. Depois, uma sub-camada do painel é pontuada com buracos de 200 nanómetros, pelos quais os fluídos poderiam pressionar o painel e criar os botões no ecrã.

A Tactus diz que é possível personalizar o formato dos botões, podendo variar em altura e rigidez de acordo com a pressão aplicada pelos fluídos.

A equipe de desenvolvimento da companhia ainda está aperfeiçoando alguns detalhes da tecnologia para torná-la livre de problemas de visibilidade na tela.

A empresa apresentou o primeiro protótipo da tecnologia durante a CES, em janeiro deste ano.

Ficou com curiosidade sobre como a tecnologia funciona? A Tactus fez um vídeo para explicar todos os detalhes da novidade, veja: