current time

sexta-feira, 24 de Março, 2017 - 07h04

website utilities

Protestos são programados para todo o Brasil no dia da independência

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

No próximo sábado, 7 de setembro, comemora-se a independência do Brasil. Mas, para além da comemoração pela data, o que devemos ver nas ruas do país são mais manifestações. Os atos são organizados pelas redes sociais, na página 'Maior protesto da História do Brasil' no Facebook, por exemplo, mais de 396 mil pessoas já confirmaram presença.

A página lista 149 com protestos confirmados. O movimento intitulado 'Operação Sete de Setembro', apoiado por grupos como Anonymous Brasil e Brasil Contra Corrupção, se apresenta como apartidário. Entre as principais reivindicações estão o combate à corrupção, a prisão dos condenados no julgamento do mensalão, a reforma tributária e o fim do voto obrigatório. As pautas foram votadas por meio de uma enquete online durante 14 dias e receberam mais de 26 mil votos.

No Estado de São Paulo, há quarenta cidades com manifestações programadas para o sábado. Só na capital paulista, mais de 21 mil pessoas confirmaram presença para o ato previsto para as 14h, no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista.

Pelo menos quatro manifestações estão marcadas em pontos distintos do Distrito Federal, como Congresso e Museu Nacional. Em Brasília, cerca de 28 mil pessoas estão confirmadas em diferentes páginas da rede. No Rio de Janeiro, 16 mil pessoas são esperadas no protesto na Cinelândia. Até mesmo brasileiros que moram na Nova Zelândia programaram, na cidade de Christchurch, um ato em solidariedade às manifestações.