current time

quinta-feira, 24 de Abril, 2014 - 18h15

website utilities

SAS e SAP querem potenciar desempenho de empresas

As duas empresas vão disponibilizar soluções de elevado desempenho, combinando as aplicações do SAS com a plataforma SAP HANA

O SAS e a SAP AG estabeleceram uma parceria estratégica para acelerar a disponibilização de capacidades de análise de dados “in-memory” a empresas de todos os setores de atividade. As duas empresas vão criar uma tecnologia conjunta e um roadmap de produtos concebidos para alavancar as capacidades analíticas do SAS e a plataforma SAP HANA. Através da integração da plataforma “in-memory” SAP HANA nas aplicações do SAS e da possibilidade dos algoritmos analíticos do SAS correrem em SAP HANA, os decisores vão ser capazes de potenciar o valor da análise de dados em tempo real dentro dos seus ambientes SAS e SAP HANA existentes.

 

O SAS e a SAP tem tecnologia de plataformas “in-memory”, analítica avançada e aplicações de negócio. Esta colaboração agora firmada pretende aproveitar o potencial da combinação de plataformas, ajudando a eliminar a movimentação, duplicação e reconciliação de dados, permitir ainda a paralelização massiva de grandes volumes de trabalho computacionalmente (“in-memory”), dando origem a novas soluções de Big Data que antes não poderiam ser disponibilizadas.

A funcionalidade “in-memory” foi concebida com a intenção de melhorar a produtividade dos data scientists, acelerando o desenvolvimento, iteração e implementação de modelos. Com a criação de um único ambiente para aplicações de negócio e analítica avançada as duas empresas pretendem simplificar, em grande medida, o cenário de TI, ajudar a reduzir custos e oferecer um desempenho em tempo real.

“A parceria do SAS, empresa de referência em software e serviços de Business Analytics, com a SAP vai simplificar os esforços de Big Data e analítica, reduzindo a movimentação de dados e tornando a tomada de decisão mais rápida”, afirma Henry Morris, Senior Vice President de Worldwide Software and Services da analista de mercado IDC. “Poderá ser mais eficiente movimentar o modelo para os dados que os dados para o modelo. Esta relação vai conduzir significativamente a um maior valor para os clientes em comum”.

Para esta parceria as duas empresas planeiam ainda executar um programa piloto de co-venda, junto de um grupo de clientes comuns selecionados, para validar as aplicações SAS a correr em SAP HANA. O objetivo deste programa é construir e dar prioridade à tecnologia conjunta das duas empresas ao longo de 2014, em especial junto das empresas dos setores financeiro, telecomunicações, retalho, produtos de consumo e industrial. As aplicações devem endereçar áreas de negócio que exijam uma combinação de analítica avançada com uma plataforma “in-memory”, concebida para produzir resultados de elevado valor. Áreas relacionadas com o conhecimento aprofundado do cliente, gestão de risco, gestão de ativos e antibranqueamento de capitais, são apenas alguns exemplos.

“A combinação do potencial da plataforma SAP HANA com as aplicações de analítica avançada do SAS é a primeira onda de inovação que pretendemos disponibilizar aos nossos clientes em comum”, refere Bill McDermott, Co-CEO e Membro do Conselho Executivo da SAP AG. “Com as poderosas capacidades que planeamos oferecer em conjunto, as oportunidades são infinitas”.

A funcionalidade “in-memory” dá às empresas a capacidade para lidar com grandes fontes de dados, suportando também analítica em tempo real.

“O SAS e a SAP podem ajudar as empresas a gerir os grandes volumes de informação com os quais lidam constantemente e a dar-lhes sentido”, acrescenta Jim Goodnight, CEO do SAS. “Nós e a SAP temos a experiência e os produtos necessários para ajudar a garantir que os nossos clientes podem ver e agir sobre o poder da análise de dados avançada dentro das suas bases de dados e não fora destas”.